Monday, January 19, 2015

Histerossalpingografia



Ô nominho complicado, hein? Não é à toa que muita tentante fica com medo só de ouvir falar. Mas é um exame muito importante para quem está tentando engravidar por algum tempo e não consegue. Geralmente, os médicos pedem depois de um ano de tentativa ou depois de 6 meses se a mulher já passou dos 30.

Vou tentar explicar de uma forma bem leiga como ele funciona: é injetado um contraste de iodo na abertura do colo do útero e feito raio-X para enxergar a passagem desse contraste. Que eu saiba, é a única forma de saber como estão as tubas, pois elas não aparecem na USG. Com as chapas, o médico descobre se tem algo impedindo a passagem nas tubas ou se o líquido passa normalmente por todo o percurso que o embrião um dia deve fazer.

A preparação e o exame mudam de laboratório para laboratório. Mas, uma dica: se um dia você tiver que fazê-lo, procure um lugar que não pince o útero e use contraste aquecido. Pois o pinçamento e o contraste gelado são os principais motivos para tanta mulher sentir dor durante o exame.

Onde fiz, no Cura, em São Paulo, foi da melhor forma possível. Não senti dor alguma! A médica que fez pediu pra eu avisar se sentisse qualquer coisa, pois não era para eu sentir. Quando vi, o exame já havia acabado. Ela disse que eu poderia ter sangramento nos dias seguintes, mas só saiu mesmo um líquido amarelado, que deve ter sido do contraste de iodo. Senti também um pouquinho de cólica até o dia seguinte, mas bem de leve.

Fiz na quinta e hoje o resultado já estava no site do laboratório. Pelo que entendi e procurei no Google, não está perfeito, pois tem uns pequenos inchaços nas tubas. Mas parece que não é nada que atrapalhe a concepção. Preciso levar para o médico ver, mas quero que antes meu marido faça o espermograma. Gente, por que eu tenho tanta pressa de resolver as coisas e ele nem se meche? Só falta eu pegar pela mão e levar até o laboratório...



















12 comments:

  1. Homens, homens, vc precisa pegar na mão e levar...rsrs

    Bjos

    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. O bom é que a gente já está preparada pra ser mãe de bebê. Já somos mães de marmanjo! rsrsrs

    Beijos

    ReplyDelete
  3. Oi Licka, não conhecia esse exame. Bom saber. Tenho um mega trauma de contraste, mas se precisar, vamos lá.. ;)

    Beijos

    http://filhotedenosdois.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que a gente não faz pelos nosso filhos, né? Mas tomara que você não precise fazer!

      Beijos

      Delete
  4. Oi Licka! Que bom que está tudo bem, sem problemas para a concepção. Sobre os homens, é assim mesmo. Temos que programá-los porque sozinhos não fazem nada! kkkk

    Quanto a mim, não foi desta vez. Vamos torcer para o segundo ciclo!

    Beijos

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, que pena. Estava com esperança naquela colicazinha... Mas bora pro novo ciclo!
      Beijos

      Delete
  5. Oi... ai que medo tenho desse exame, nunca tinha ouvido até muitas meninas aqui da blogosfera falar dele.. pelo jeito vai de pessoa pra pessoa, e claro do método e médico também neh!!! Mas que bom é que o seu não doeu, porque além de ser um procedimento evasivo tem dor ninguém merece!!!

    Bjos
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, além do método, acho que se tem alguma obstrução, dói mais também. Mas tomara que você não precise fazê-lo!

      Beijos

      Delete
    2. Que Deus te ouça viu... que meu bebezinho chegue antes...

      Bjos
      Ly
      http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

      Delete
  6. Nunca ouvi falar nesse exame rs! Deve ser desconfortante, mas espero nunca precisar fazer viu :)

    Marido eh assim amiga, se nao for nos mulheres atrás de tudo nunca vai acontecer. Espero que tudo de certo no seu processo. Ficarei te acompanhando. Beijos!!

    www.futuramamaedeprimeiraviagem.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Jô, não é à toa que somos nós que carregamos o bebê por 9 meses, né? Imagina se fossem eles??? rsrsrs

    Beijos

    ReplyDelete