Monday, December 8, 2014

Fertility Friend

Da outra vez que eu havia parado o AC, baixei um aplicativo para controlar meu ciclo, chamado Meu Calendário. Minha GO falou que bastava eu seguir por ali, namorar nos dias certos e daria tudo certo. Se você tem um aplicativo como esse no seu celular, faz um favo pra gente? APAGA AGORA! Ele não serve pra coisa nenhuma, a não ser pra você achar que está fazendo sua parte. Só que não está.

Por sorte, dessa vez, antes mesmo de parar o AC, conheci o melhor grupo do Face da história, ele chama Tentantes Empoderadas. Lá não tem papinho de automedicação, achismos e conclusões esdrúxulas do tipo: "minha vizinha teve coceira na planta do pé e estava grávida. Se você também está com isso, certeza que chegou seu positivo". Gente, nenhum corpo é igual ao outro. Nem o mesmo corpo funciona igualzinho em duas gestações diferentes. Então chega de ficar encucando com sintomas que podem dizer tudo ou nada. Isso só confunde e gera ansiedade.

Mas enfim, mais pra frente quero falar sobre essas coisas. Esse post é para contar sobre o ensinamento mais importante que aprendi nessa minha ainda curta vida de tentante: o uso do Fertility Friend. Ele é um site e aplicativo que te ajuda a se conhecer e, consequentemente, controlar direito seu período fértil. Como vocês já devem saber, a ovulação acontece apenas uma vez durante o ciclo. Cerca de 3 dias antes e um dia depois disso, você está no seu período fértil. E ficar sendo enganada pelos aplicativos que colocam todas as mulheres no mesmo bolo só vai te fazer perder um tempo precioso.

Aí algumas falam: "ah, prefiro deixar rolar, pra não ficar ansiosa". Sorte a sua. Eu fico ansiosa quando não estou no controle da situação e, sabendo que eu posso descobrir o dia certinho em que ovulo, não consigo voltar a ficar no escuro. É um caminho sem volta. Claro, eu imagino que uma hora vou me cansar de fazer alguns controles diariamente. Mas quando esse dia chegar, eu já vou conhecer tanto meu corpo, que não vou precisar controlar todos os ciclos direitinho.

Mas vamos ao que interessa: o que você precisa para usar o Fertility Friend? Primeiro, entre no site (www.fertilityfriend.com). Faça um cadastro e, se quiser, baixe o aplicativo no celular. Acho que facilita a vida, mas dá também pra inserir os dados só através do PC. Depois, você precisa fazer uma escolha: quais parâmetros vai usar para controlas seu ciclo? Os mais importantes são temperatura basal, muco e testes de ovulação. Lembrando que só o muco não vai adiantar muito, pois ele engana. Precisa estar associado à temperatura basal ou aos testes. Na dúvida, comece com os três e vá descobrindo o que é melhor para você.

Temperatura basal: é a temperatura do seu corpo em repouso. Pode ser medida pela vagina ou pela boca, debaixo da língua. Pela boca não funciona se você dormir de boca aberta. Para medir a temperatura basal, você precisa de um termômetro digital, de pelos menos 4 horas de sono até o horário de aferir e fazer isso sempre no mesmo horário. É um saco, porque até em fim de semana eu acordo cedo. Meço e volto a dormir. Acredite, a gente acostuma.

Muco: o útero produz mucos diferentes ao longo do ciclo. Depois que a menstruação acaba, geralmente ficamos secas (dry). Quando a ovulação está se aproximando, aparece o muco aguado (watery) e, em seguida, o clara de ovo (egg). Depois da ovulação, com o aumento da progesterona, aparece o muco cremoso (creamy). Isso tudo é o mais básico. Tem mulher que não vê muco algum, outras têm muco clara de ovo mais de uma vez por mês --o que não quer dizer que ela ovule duas vezes. Eu mesma, percebo um muco creme depois de fazer atividade física intensa, em qualquer fase do ciclo. Por isso, o muco é só um parâmetro complementar, não dá pra se basear só nisso.

Teste de ovulação: são tirinhas parecidas com as de teste de gravidez. Neste caso, elas detectam a presença de LH (hormônio luteinizante) no organismo. Ao contrário dos testes de gravidez, onde basta uma linha fantasma pra indicar gravidez, os teste de ovulação precisam ter a linha na mesma cor ou até mais forte do que a linha controle. Quando isso acontecer, você vai ovular em mais ou menos 48 horas.

Existem outros sinais, como a posição do colo do útero, mas são mais difíceis de identificar. No Fertility Friend tem espaço para você colocar todos esses parâmetros, além de fazer anotações como dores nas costas, cólicas e mudanças de rotina. Por exemplo, se eu bebo álcool, sempre anoto lá, porque no dia seguinte é batata: a temperatura vai subir.

É muita coisa pra falar sobre o FF. Aqui foi só o básico do básico, para incentivar a mulherada a começar a usá-lo. Vou continuar escrevendo sobre isso amanhã.





2 comments:

  1. Hummm vou já atras desse programinha. Mas será que eu consigo ficar medido essa temperatura? =S Sei não oh

    ReplyDelete
  2. Como faço pra por meu imail no app do fertillyt friend pós ponho mas não está indo tem outra forma de usar o fertillyt friend sem ser pelo app

    ReplyDelete