Monday, December 1, 2014

A hora é agora! Será que é mesmo?

Querer ter filho é uma coisa. Acho que 90% das mulheres sentem essa vontade em algum momento da vida. Agora, saber a hora certa já é um assunto totalmente diferente. Antes de me casar, eu nunca achei que fosse a hora. Não tenho nada contra produção independente, mas até meus 30 anos eu não considerava seriamente essa possibilidade. Depois me casei, aos 31, também não achava que era a hora. A idade estava avançando, mas queria curtir um pouco mais a vida a dois.

Depois de um ano a vontade começou a bater. Meu marido também queria bastante, então resolvemos nos preparar. Parei de tomar a pílula, fiz todos os exames e pensei: "vou esperar acontecer". Deu um mês e eu perdi o emprego. Mais um mês e meu marido idem. Fiquei arrasada. Eu já estava super na vontade, pensando em procurar um obstetra que fizesse parto humanizado, olhando com mais carinho para as crianças na rua... Bateu uma mini revolta. Ó céus, ó vida injusta. Mas tudo bem, resisti uns 2 meses e voltei ao AC.

Também não estava pronta pra dar um chega pra lá na carreira e correr o risco de não ser contratada buchuda. Então parei pra pensar o que eu queria, tracei alguns planos, o marido fez o mesmo na carreira dele e continuamos nossas vidinhas. Eu não posso reclamar, não fiquei um dia sem trabalho. Só que também não consegui emprego fixo. Na minha profissão é bem normal contratarem como freela fixo. Venho todos os dias para o mesmo lugar, mas não sou CLT. Tenho uma empresa e emito nota (=nada de licença maternidade + um possível chute na bunda quando eu for dar a luz). Não posso reclamar muito, mas posso reclamar um pouco, porque o plano que eu tracei ainda nem deu sinal de se concretizar. Passou exatamente um ano da demissão e ainda estou nessa: com salário, mas sem benefícios ou estabilidade. Marido está na mesma: trabalhando como PJ.

E é aí que o bicho pega: é a melhor hora de ter filho? Provavelmente não. Eu quero ter filho um dia? Sim, sim, sim! E quanto tempo meu corpitcho ainda vai funcionar direitinho pra reproduzir Não seeeeiii! Estou com 34 anos. Dizem que depois dos 30 já começam a diminuir as chances de emprenhar. Depois dos 35 então... Mas, Licka, a minha vizinha teve um bebê depois dos 40 anos e foi tudo bem. Sorte dela. Posso te dar um monte de exemplo de mulheres que não tiveram o mesmo destino. Umas não conseguiram engravidar, outras tiveram problemas durante a gestação e algumas tiveram bebês com problemas.

Então é isso. Eu quero, então vou criar o ambiente certo, porque infelizmente ele não chegou de mãos beijadas pra mim. Estou morrendo de medo, mas vou me jogar!

4 comments:

  1. Oiee...vim conhecer seu cantinho e aproveito para dizer que me identifiquei muito com a sua historia! Queria te dar uma dica, pode ate ser q vc ja saiba, mas so pra garantir vou te dar mesmo assim...rsrs...pelo que entendi vc trabalha como autonoma, vc contribui com a previdencia social como segurada facultativa? Vc sabia que se vc contribuir, alem de garantir sua aposentadoria vc pode gozar dos mesmos beneficios de qualquer celetista? Inclusive receber a licenca maternidade, tem uma carencia de um ano, acho, mas levando em consideracao q so a gestacao dura nove meses, super vale a pena :) espero ter ajudado!! Bjos Carol

    ReplyDelete
  2. Oi, Carol. Obrigada por visitar meu espaço! Não, eu não sabia disso! Eu pago a previdência social, sim, em nome da minha empresa, só que o mínimo. Quer dizer que em uma licença maternidade eu receberia também esse mínimo? Vou atrás de saber isso! Obrigada pela dica! Beijos

    ReplyDelete
  3. Sim! Vc tem direito a receber 4 meses de licença, no caso o valor do salário mínimo vigente! :-)

    Bjão

    ReplyDelete