Friday, February 19, 2016

Gestação de 12 meses

Uma frase tem vindo na minha cabeça com muita frequência: "aceita que dói menos". Ela tem se encaixado em tanto lugar que virou meu mantra já e tem tudo a ver com um encontro a que fomos eu e marido ontem, no Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA). Desde que engravidei queria ir lá, que tem palestras gratuitas toda semana e finalmente fomos!

O tema era "Demandas no pós-parto - sono, acolhimento, aceitação das mudanças". Foi ótimo, falou principalmente dos três primeiros meses de vida do bebê e basicamente o melhor conselho que se pode dar a uma puérpera é esse: aceita, que dói menos.

A gestação nos primórdios da humanidade durava 12 meses, com a evolução e o homem ficando ereto, a natureza percebeu que em 9 meses já dava pro bebê sobreviver relativamente bem fora do corpo da mãe, por isso diminuiu o tempo dentro do útero. Mas o bebê não sabe ainda que está fora, por pelo menos três meses ele acha que continua sendo uma extensão da mãe. Só falta nós, mães, aceitarmos e acolhermos essa fusão inicial. Dá pra lutar contra? Dá pra deixá-lo chorando? Dá pra dar leite artificial pra ele dormir mais? Dá, mas o bebê vai estar se conformando na sensação do abandono e não porque ele estar aprendendo a ser independente. Bebês não aprendem a ser independentes, eles só reagem a sensações, não à razão. Sensações de fome, sono, calor, frio, insegurança... Aliás, a palestrante era estudiosa da neurologia de bebês e disse que as crianças só começam a entender a razão das coisas aos 18 meses. Antes disso, é só estímulo e reação.

Alguns outros pontos da palestra que achei úteis:

- Os bebês que dormem no mesmo ambiente que os pais são mais calmos. É a tal ideia de que a segurança e o acolhimento fazem as pessoas serem independentes e não a dureza e a disciplina. Eu até estou repensando se não é o caso de deixar o bebê no carrinho no nosso quarto nos três primeiros meses.
- Pôr na cabeça que os primeiros meses vão ser sofridos, mas permita essa fusão entre bebê e mãe. Afinal, o que são três meses pra uma vidinha que pode durar 90 anos?
- Os familiares que se prontificam a ajudar são ótimos, mas a verdade é que é o cheiro e o colo da mãe que o bebê precisa. Outros cheiros não o confortam. Sua sogra ou sua mãe se ofereceram pra ficar 5 horas cuidando do bebê pra você? Troque por duas horas delas cozinhando e lavando a roupa.
- Estoque comida antes do bebê nascer. Deixe coisas fáceis congeladas, você vai precisar.
- Mantenha litros de água ao alcance da mão enquanto amamenta. Você vai estar morrendo de sede e não vai querer se mexer pra não acordar o pequeno.
- O dia seguinte nunca vai ser igual a hoje. Nesses primeiros meses, cada dia é um dia. Procurar uma zona de conforto é frustração na certa.
- Bebês não entendem a ideia de tempo e rotina, só sabem que têm um bicho esquisito no estômago e que ele vai embora quando eles mamam.
- Choro nem sempre quer dizer cólica. A ordem das necessidades de um bebê, que devem ser testadas nessa ordem, são: peito - colo - peito - calor/frio - peito - fralda - peito - barulho - peito - estímulo de visão. Ou seja, grandes chances de o peito resolver o choro.
- Não espere o bebê se esgoelar pra atender suas necessidades. Ele vai ficar tão nervoso que não vai se acalmar nem com o que quer.
- Mantenha uma rede de apoio. Tanto daquele casal de amigos que vocês podem chamar em casa pra falar sobre coisas de adulto por algumas horas, quanto um grupo de mães no Whatsapp ou no Face que podem te ajudar a não surtar nas madrugadas.
- Bebê fechou os olhos? Durma! Você vai precisar dessa energia daqui a pouco, acredite!
- Tenha impressa uma tabela com os picos de crescimento. isso vai te ajudar a não se desesperar na hora do aperto. Vou publicar aqui uma básica em outro post.

Comecei meio tarde, mas vou começar a frequentar esses grupos de apoio e posto aqui o que achar mais interessante.

Depois vou fazer um post sobre como estou nas 33 semanas e outro sobre algumas sugestões boas de livros que indicaram no GAMA e pretendo ler.


1 comment:

  1. Bacana este post!! Que bom que conseguiu ir ao grupo!! Eu aqui estou só protelando estas coisas...
    E sobre o bebê no quarto, pretendemos usar um moises por uns 3 meses prováveis... Rs
    Bjao

    ReplyDelete