Tuesday, February 3, 2015

TSH

Primeiro preciso dar os parabéns para a Ly, do blog Nossos dias, nossas espera, que está gravidíssima! E que chovam positivos na blogosfera!

Depois, dizer que nada de ovulação ainda. Essa espera pela ovulação é pior do que a espera da fase lútea, porque sem ovulação não tem nem como ter esperanças mais tarde no ciclo. Mas sigo namorando muito e já me conformei: se eu não ovular neste mês, fica pro próximo.

Ah, e também saiu o resultado do espermograma do marido. Está quase tudo ótimo, menos a morfologia, que está abaixo do padrão de referência, mas acho que nada que impeça a gravidez. Tenho médico no dia 24 pra levar esse exame e minha histerossalpingografia, aí venho aqui com mais certezas.

Mas e o título do post? Ah é! Quero falar um pouco sobre a tireoide.


Essa glândulazinha é muito importante pra todo mundo, mas pra tentantes e gestantes mais ainda. Isso porque ela tem grande influência sobre o nosso sistema reprodutor. Algum probleminha nela pode desregular nosso ciclo, atrapalhar a concepção ou até mesmo causar abortos. Aí você fala: "mas meus exames da tireoide estão dentro da normalidade, então não preciso me preocupar". Era o que eu pensava também. Mas sabe de nada, inocente.

Há muitos anos sei que tenho nódulos na tireoide. Acompanho anualmente e eles estão aqui quietinhos, sem me causar problema algum. Faço exames dos hormônios T4, T3 e TSH também todos os anos e eles sempre estão dentro dos valores de referência dos laboratórios. Até eu começar as tentativas, portanto, estava tudo certo. Mas assim que contei para a minha gineco que queria engravidar, ela falou que eu tinha que baixar os valores do meu TSH. Ele estava por volta de 4,4, sendo que o limite é 5. Só que tentantes têm que ter no máximo em 2,5 por dois motivos: o primeiro é que o hormônio mais alto que isso pode impedir a ovulação e segundo que, na gravidez, esse hormônio tende a aumentar e ele muito alto pode causar abortamento. Claro que não fiquei só na opinião da minha médica. Depois que ela me falou isso, fui pesquisar e ela estava certa.

Enfim, comecei a tomar o remédio pra hipotireoidismo, o Synthoid, na dosagem mais baixinha. Um mês depois meu TSH já estava em 1,15 e desde então, um ano e meio depois, ele se mantém nesse nível.

E a tireoide de vocês, vai bem?





10 comments:

  1. Fui uma vez no endocrino quando comecei a engordar demais e ele disse que estava tudo bem, fiz exames mas não acusou nada!!!
    Beijos
    Bom dia

    www.maisque6.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então relaxa que está tudo certo! Às vezes nosso metabolismo vai ficando mais lento mesmo. Beijos

      Delete
  2. Oiiii cheguei rsrs
    A morfologia do espermograma do meu marido deu abaixo do valor de referencia,mas o medico disse que a quantidade e a movimentaçao dele ta boa,entao nao temos que nos preocupar tanto com a morfologia
    O meu tsh ta bem baixinho,graças a Deus..ne...nem sabia que interferia tbm
    bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ni, é o mesmo caso do meu marido, só a morfologia não está tão boa. Mas será que por isso a gente pode demorar mais pra engravidar? Ou temos que namorar mais pra garantir mais peixinhos? Vou fazer essas perguntas pro médico.

      Beijos

      Delete
  3. Obrigada!!! Que venham muitos e muitos positivos por ai...

    Ciclos longos não são nada bons para tentantes neh? Desde que parei o AC, só um foi de 33 dias, o restante foram todos certinhos, no máximo 29 dias...

    Em junho, quando comecei as tentativas fiz o THS, não lembro o resultado... vou olhar depois volto contar.

    Bjos
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ly, agora fica de olho nos exames da tireoide, porque a tendência é dar uma descontrolada mesmo com a gravidez. Espero que não aconteça com você!
      Beijos, barrigudinha!

      Delete
  4. Eh muito importante mesmo. Minha Ginecologista tinha me alertado sobre isso, por isso ela pediu pra fazer esse exame. Mas esta tudo normal, graças a Deus!

    Em maio, irei fazer outra bateria de exames, inclusive esse, já que mudei meus hábitos alimentares para engravidar. Tomara que tenha baixado um pouco. Beijos e adorei o post. Esse valor máximo de referencia para quem quer engravidar, eu nao sabia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso aí, Jô, negócio é ir se cuidando. Como você mudou sua alimentação?

      Beijos

      Delete
  5. Interessante..eu vou dar uma olhada nos meus últimos exames e vou repetir!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Faz isso mesmo, PVzinha. Alguns GOs não se atentam muito a isso, aí o jeito é procurar um endocrino.

      Beijos

      Delete