Wednesday, July 29, 2015

Bolinho

"Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais"

O bebê bolinho está chegando, gente. É muita felicidade pra uma pessoa só! E agora tenho certeza que ele vem mesmo. Tenho medos, claro, depois de uma perda é difícil não tê-los, mas acredito muito mais do que desconfio dessa vez.

Vamos aos fatos, porque não poderia ser sem emoção...

Como aquele meu médico queria cobrar pelo coito programado e eu tinha uma guia de ultrassom de outro médico, antes mesmo de ovular liguei pra agendar, pensando em fazê-lo só pra confirmar a ovulação. Liguei em um laboratório e só tinha pra bem depois da ovulação. Liguei em outro e a mesma coisa. Falei pra atendente que então não ia fazer e ela: "tem certeza? Não quer deixar marcado?" Resolvi marcar, mas certa de que nem iria.

No 7º dia depois da provável ovulação (digo provável porque caiu no feriado e eu bebi vinho 3 dias seguidos, o que pode aumentar a TB, por isso continuei namorando mesmo depois de marcar a ovulação no aplicativo) tive um muco marrom. Já fiquei de orelha em pé. No dia seguinte, a TB aumentou de um jeito que só tinha aumentado na gravidez. Duas orelhas em pé. Segurei o quanto deu, mas no 10 DPO não aguentei mais, porque já não dormia pensando nisso, e fiz um TG. Negativaço. Ok, pode apenas ser cedo, mas não deve ser gravidez mesmo, vou relaxar. Só que não, né? O muco passou de marrom pra um meio egg avermelhado. Continuei desconfiada. No 12 DPO tinha a tal ultra marcada e fui porque nessas já tinha pensado um milhão de coisas e entre elas era que nem ovulado eu tinha e estava com cisto. Esse receio de aparecer cisto me acompanha desde que o gineco me falou aos 14 anos que eu tinha SOP.

Fui fazer a ultra. O médico muito simpático perguntou por que eu estava fazendo o exame e contei que estava tentando engravidar. Ele enfiou a bagaça em mim e já falou : "depois vou te mostrar uma coisa no seu útero, mas antes vou examinar o resto". Examinou, disse pra eu esquecer de SOP, porque meus ovários não são de quem tem SOP. Voltou no útero e virou pra mim a tela: "essa imagem aqui pode ser de um cisto endometrial causado pela endometriose ou uma gravidez beeem no início, de 3 a 4 semanas". Disse pra eu fazer um teste de farmácia ou, se estivesse tranquila, esperar e pedir para meu médico uma guia de beta. Fingi que estava super calma, saí. Fui trabalhar só pensando nisso. Cheguei em casa e corri pra xixizar no palito. Nada de segunda linha. Tive raiva por tanta esperança infundada. No dia seguinte, comecei a pensar "ok, não é bebê, mas o que será que é isso no meu útero? Eu não tinha nada no 13DC, que tinha sido quando eu fiz a última ultra com o médico do coito programado". Já comecei a criar a seguinte história na cabeça: eu tinha, sim engravidado, mas não evoluiu nada e nem chegou ao nível de detectar o HCG.

Lembrei que o médico que eu tinha passado logo que perdi o bebê me deixou o cartão com o número do celular e tentei a sorte. Ele tinha whatsapp! Expliquei tudo o que estava acontecendo e mandei a imagem da ultra. Ele disse pra eu fazer um beta.

Fiz no 14 DPO (de uma fase lútea de 14). Fiz só pra falar pra ele que não era gravidez e ele me dizer o que eu tinha. Até pra abrir a ficha no laboratório a moça perguntou "esperando a grande notícia?". Eu falei: "não, eu sei que não estou grávida, mas o médico pediu pra eu fazer". No dia seguinte de manhã (dia de a M vir) acordei e entrei no site do laboratório. Resultado: 44. Putz, por essa eu não esperava. Contei pro marido e nós dois não reagimos. Quando a gente tem um aborto, um positivo passa a ser um "talvez" e não mais um "sim".

Era uma sexta-feira, íamos viajar no sábado e só voltar na segunda. Decidi na hora: queria viajar, relaxar e só na segunda faria outro beta. Contei pro médico o resultado e falei que minha preocupação era que eu estava tendo spottings e pela ultra meu endométrio não parecia muito engrossado. Ele respondeu: "você está grávida. Use progesterona assim e assado e repouse. Sem vida íntima por enquanto". 

Foi eu começar a progesterona e os spottings não deram mais as caras. No sábado, o sono diferente do normal começou. Eu tenho certa dificuldade pra pegar no sono e agora era encostar a cabeça e não lembrar mais de nada. Achei que poderia ser pela progesterona, mas pelo que li por aí ela só dá sono quando tomada via oral, eu estou usando via vaginal. Achei a recomendação de repouso um exagero, então caminhei quilômetros na praia, foi uma delícia. Só tive que inventar que estava tomando antibiótico, pra justificar pro povo que não ia beber nem um vinhozinho.

Na segunda, da estrada eu e meu marido fomos direto para o laboratório. O problema de fazer o exame à tarde é que o resultado só sai na manhã do dia seguinte, então foi uma noite muito mal dormida. Cansei de rolar na cama, levantei por volta de 9h na terça (como trabalho até às 2h, costumo acordar só às 11h), e entrei no site do laboratório. Pelas minhas contas, se dobrasse a cada dois dias, como tinha que ser, estaria perto de 200. Mas mais uma surpresa: vi um 689! Número que não esquecerei jamais.

Agora acredito que estou grávida, que vou continuar grávida por mais pelo menos 35 semanas e tudo está bem.

Tenho médico só na sexta que vem, o que é bom, para eu não correr o risco de fazer ultra, não ouvir o coração e entrar em desespero.

Bebê bolinho está aqui, lindo e forte, e vou cuidar muito bem dele!

Friday, July 17, 2015

Recorde

Se tiver um livro dos recordes por quantidade de médico que as pessoas vão, certeza que ganho. Estou no 7º ciclo de tentativas e adivinhem em quantos médicos já fui? Isso mesmo: 7. E posso culpar a má vontade deles, posso dar a desculpa que mudei de plano, que no meio do caminho descobri a endometriose, mas a verdade é que eu tenho grande parcela de culpa nisso.

Eu trato médico que nem trato vidente. Sento lá no consultório, dou os exames e fico quieta esperando ele dizer a coisa certa. Testando mesmo, pra ver se ele fala o que eu quero ouvir ou ele não merece ser meu médico. Chega de sair de consultório com dúvidas, querendo matar o médico que falou abobrinha. Agora vou falar tudo o que penso e pedir insistentemente o que eu acho que preciso. Afinal, nesse tempo de tentante ninguém conhece meu corpo melhor do que eu mesma.

Pelo menos vou tentar, gente, porque também sei que não é tão fácil assim. A gente é incentivada desde pequenas a deixar nossa saúde e nosso corpo nas mãos de outra pessoa. Na hora da tentativa, então: "relaxa que vem". Ninguém nunca me falou: "conheça a si própria que vem". E isso é pra vida, né? Não só pra engravidar. Até os GOs que deveriam trabalhar baseados em evidências vivem falando que tem que relaxar. Sabe o que é isso? Gente querendo pôr mais um pouquinho de culpa na nossa cabeça, como se já não tivéssemos o suficiente. É como falar "se você não está engravidando, é culpa sua, que não relaxa". Agora quedê a evidência científica demonstrando que só mulher relaxada engravida? "Ah, mas a irmã da tia da minha vizinha engravidou assim que adotou uma criança e relaxou". Ok, agora me prova que essa mulher não engravidaria exatamente nesse ciclo se não tivesse adotado?

Não existe sequer uma pesquisa científica séria que comprove esse mito. Acreditem, eu procurei. O que pode acontecer é um grau de ansiedade patológico, daqueles que não têm a ver com um momento da vida, é uma doença. E aí é bem capaz de a mulher nem ovular por conta disso. Agora, se está ovulando, não faz a menor diferença se a pessoa está relaxada ou ansiosa. Pra cada história de mulher que engravidou quando relaxou eu te dou 10 de mulheres que acompanham seu corpo e engravidaram.

A verdade é que eu nem sofro muito com esse bullying do "relaxa", porque quase ninguém sabe das minhas tentativas. Mas é que vejo meninas que sofrem e dá vontade de gritar para o mundo: "APENAS PARE, MUNDO!".

Caramba, desviei totalmente o assunto do post, mas como aqui é meu lugar de desabafar, beleza. rsrsrs

Então, fato é que fui em mais um médico porque queria fazer o tal do coito programado, mas pelo convênio. Cheguei nesse médico e falei exatamente o que queria. E não é que ele me deu o cazzo da guia? Pronto. Próximo ciclo vai ser com ultra seriada até depois da ovulação.

Isso porque no atual ciclo eu ovulei, sei por causa da TB, mas o médico me abandonou antes de confirmar com ultra, porque ele quer ganhar uma graninha comigo.

Quer dizer, se houver próximo ciclo, porque estou no 8DPO e vou dizer que está sendo com emoção. Mas conto depois, porque mesmo sabendo que todas nós passamos por isso, parece que quando a gente divide uma esperança ela fica maior e mais ridícula depois que não se confirma.


Monday, July 6, 2015

Ainda não...

Continuando a história do outro post: na quarta fui fazer a segunda ultra e os folículos não tinham crescido. Provavelmente aqueles ainda não eram os dominantes. Voltei de novo na sexta e ainda nada!

E aí veio a decepção, estava tudo muito bom pra ser verdade. O médico veio com o seguinte papo: como ele estava indo viajar, se os folículos não crescessem até sexta, a gente ia desencanar desse ciclo e começar de novo no próximo. E aí ele cobraria X dilmas pra acompanhar meu ciclo com as ultras e receitaria o tal remédio pra eclodir o folículo. Agora eu pergunto: por que estava indo tudo pelo plano e de repente ele resolve que vai cobrar? Será que tenho cara de ryca?

Fiquei super chateada, mas ele falou pra eu perguntar na recepção quanto seria certinho. Quando fui perguntar, a recepcionista não entendeu nada e disse que meu plano cobria as ultras pra acompanhar ovulação. Agora não sei se uso uma guia de ultra que já tinha de outro médico pra ver meus folículos ou espero o próximo ciclo mesmo e ponho o médico contra a parede.

Eu sei que muito médico cobra por fora esse coito programado, mas eu não estava preparada psicologicamente e financeiramente não estou e nem vou estar tão cedo.

Estou pensando em ser bem sonsa e falar pra ele: "olha que maravilha, a recepção disse que meu convênio cobre!" Dizendo isso bem feliz mesmo pra ver se ele tem coragem de ser mercenário comigo. Se ele tiver, vou perguntar o que ele pode fazer por mim se eu continuar só usando o convênio. Porque se ele não quisesse ter o trabalho, era só me dar as receitas de remédios e os pedidos de exames que o resto eu resolveria.

Tá difícil de confiar em médico, viu?