Wednesday, March 18, 2015

Teste de ovulação pela saliva

Prometi, prometi e finalmente vim cumprir! Aqui vai o post sobre o ferning test para detectar ovulação.

Fern quer dizer "samambaia", porque é exatamente o padrão que aparece no microscópio quando você está fértil. Dá para fazer o teste com qualquer microscópio de criança que aumente pelo menos 50x, mas já ouvi falar que os próprios pra isso são melhores, por isso achei melhor investir.

Comprei esse aqui pelo eBay. Não lembro exatamente o valor, mas ficou cerca de R$ 80. Para um teste que vai durar por anos e anos, vale a pena, né?


Ele é do tamanho de um batom. Essa parte de cima preta é por onde a gente olha. Puxando essa parte (não desenroscando), a gente encontra o lugar onde vai ficar a saliva. É muito simples: a primeira coisa que você faz quando acorda, antes de beber água ou escovar os dentes, é pegar um pouquinho de saliva de debaixo da língua e colocar ali. Eu achei mais fácil pegar com um canudo, mas cada pessoa encontra a forma melhor. Depois, tem que deixar secar totalmente, demora uns 10 minutos. Dá pra ver quando a saliva está seca. Em seguida, encaixa de novo no "batom", acende a luzinha de LED que ele tem, encontra o foco e voilá! Aparece o padrão fértil, transitório ou não-fértil. E é bem claro, não dá pra ter dúvidas. No começo eu não estava vendo nada, mas descobri que estava pondo o cuspe no lugar errado. Abafa.



No primeiro estágio, não-fértil, aparecem tipo umas pedrinhas. Em seguida, a transição, são pedrinhas com uma ou outra samambaia. O mais fértil é de um monte de samambaia. 

Foi meu primeiro mês usando e comigo pulou do não-fértil pro samambaia, não vi o transicional. E no mesmo dia do padrão fértil eu ovulei. Aqui as coisas acontecem com pressa, mas, depois do padrão fértil, você pode ovular em até 3 dias.

É incrível, gente. Tudo que o TO me irritou, o ferning test me encantou <3




Wednesday, March 11, 2015

Novidades

Gente, tenho um monte de coisa pra escrever, mas está difícil arrumar tempo. Eu ainda estou devendo o post sobre o detector de ovulação pela saliva e vou escrever ainda nesta semana, prometo! Continuo encantada por ele e nem estou usando mais os TOs --vou deixar os que tenho para acompanhar fase lútea. Aliás, esse é outro tema bom pra eu postar! rsrsrs

Mas vim aqui falar sobre duas coisas que estão na minha cabeça de tentante. Primeiro que aconteceu uma coisa muito louca nesse ciclo: eu ovulei no 14DC. Gente, nunca na minha vida isso aconteceu, meus ciclos sempre foram longuíssimos! E, como a gente já é entendida no assunto, como os dias de fase lútea não mudam muito, ciclos longos significam ovulação tarde. E foi uma ovulação sem dúvida alguma, com teste ferning lindo e uma subida de temperatura que nunca tinha visto também! Meu corpo que está entrando nos eixos? Eu relaxei? Nada disso, galera. Eu acredito piamente que essa mudança foi causada pela dieta que estou fazendo! Tinham me falado que cortar os carboidratos ajudava na ovulação, mas achei que fosse papo de gente natureba sem ter o que fazer. Ou, no mínimo, que eu teria que sofrer de fome por meses e meses até perceber algum resultado. Mas não: comecei a dieta no dia 19/02, meu ciclo começou no dia 21 e no dia 06/03 ovulei lindamente.

E eu nem virei a louca da dieta, não. Aliás, odeio loucas da dieta. De segunda a sexta só como carboidrato de manhã, antes de fazer exercícios. E mesmo assim é tapioca ou pão integral. Sexta à noite libero geral até domingo à noite. No começo foi terrível, porque carboidrato é vício. Estava tendo muita dor de cabeça, mas fome mesmo eu não sentia. Sabe quando vem a fome? Quando eu dou uma escorregada e como o que não devo. Aí a vontade de devorar o mundo vem com tudo. E nas segundas-feiras. Comi o que quis no fim de semana e na segunda entrar no ritmo é difícil.

Você deve pensar: mas ela estraga tudo, se comer direitinho durante a semana e enfiar o pé na jaca no fim de semana. Mas pra quem enfiava o pé na jaca 7 dias por semana é um avanço e tanto. Fiz umas contas: eu comia carboidrato em pelo menos 21 refeições por semana (café da manhã, almoço e janta todos os dias), agora cortei pra 7 refeições por semana, é 2/3 a menos. Certeza que meu organismo está percebendo a diferença! Não me pesei ainda, mas as roupas estão todas folgada.

Vou tentar manter a dieta, mas não prometo nada, porque eu nunca fui boa nisso. Mas uma coisa eu garanto: não vou mais comer carboidrato em todas as refeições da minha vida, como eu fazia!

Ah, agora a segunda coisa: vou começar em um emprego novo. Fiquei feliz porque vou pra uma empresa que eu adoro (apesar de o salário ser baixo), mas ao mesmo tempo não posso engravidar por pelo menos 3 meses. Agora é só torcer pra eu não ter engravido nesse ciclo, porque eu acho muita sacanagem. Acho que se isso acontecesse eu ia pedir pra sair por respeito a quem me contratou. O que vocês acham disso?

Friday, March 6, 2015

Resultado da RM

Estou postando bem menos do que eu gostaria, por bons e maus motivos. O bom é que estou trabalhando bastante e vendo um emprego mais fixo. Se der certo, vai ser ótimo, mas talvez me faça adiar um pouco a gravidez.

O mau é que estou desacreditada deste ciclo, por conta da endometriose e do ciclo anovulatório. Ontem peguei o resultado da ressonância e realmente, estou com focos da doença na região do períneo e do reto. Isso é ruim, porque provavelmente vou ter que fazer a cirurgia pra tirá-los. Ao mesmo tempo, é bom, porque comecei a entender vários sintomas que eu tinha e nunca na vida imaginei que podiam ser causados por endometriose. Tenho diarreias frequentes e achava que era culpa da minha alimentação nada saudável. E volta e meia sai sangue quando faço o número 2. Achei que podia ser hemorroidas e preferia não ir atrás. Mas pelo que li por aí tudo pode acabar se eu tirar a endo.

Semana que vem tenho consulta no GO e vamos ver o que ele fala!

Além disso, comecei a usar o monitor de saliva pra acompanhar a ovulação. Vou fazer um post só sobre isso, mas é incrível, gente!

De qualquer forma, sigo treinando, porque treinar nunca é demais, né?